Em regra, médicos e demais Profissionais da saúde não possuem tempo ou a atenção necessária, para se preocupar ou lidar com problemas externos ao mundo da saúde. E o comum é que seus contratos com as operadoras e demais tomadores de serviço fiquem obsoletos. Ou seja, diversas renovações automáticas ocorrem, a operadora se omite, e o profissional que deveria receber mais pelo serviço prestado, fica preso ao comodismo.
Portanto, fique atento à essas dicas, e se necessário procure um profissional capacitado para a análise dos seus contratos em saúde suplementar:
- Os reajustes contratuais podem estar defasados e em desconformidade com os regulamentos da ANS, que podem e devem ser corrigidos e atualizados, inclusive podendo haver incidência retroativa.
- Análise quantitativa da incidência do Fator de Qualidade, que atua diretamente no reajuste contratual, havendo uma maior recuperação monetária para a sua clínica ou sociedade em saúde.
- As tabelas de procedimentos e honorários médicos também podem ser antigas e defasadas, pelas quais o Profissional nunca chegou a negociar ou manifestar intenção em alterar, apenas aderiu.
- Há a estatística que cerca de 12,41% do valor das guias de pagamento são glosadas pelas Operadoras e nunca foram retornadas ou pagas. Isso ainda indica um alto valor de Glosa. E grande parte desse valor tem referência a questões contratuais não observadas pelos Prestadores em saúde. Que muitas vezes, não possuem o hábito de recorrer e acabam deixando “dinheiro na mesa”.
- A carência de uma reformulação contratual em saúde suplementar gera um risco maior de judicialização, possibilitando que o profissional médico seja incluído no Polo passivo de demandas judiciais entre o beneficiário/paciente, e a operadora. As cláusulas de responsabilidade devem ser estritamente observadas, para que o risco seja mitigado preventivamente, e caso ocorra, a defesa seja facilitada.
Como visto, o profissional que não tem uma assessoria para a sua empresa médica ou na área da saúde e possui contratos em saúde suplementar, pode estar perdendo dinheiro mensalmente, deixando de ganhar, ou ainda correndo risco de perder muito mais, por não ter feito a sua revisão e análise contratual.
Ser preventivo é, também, ser lucrativo.
Artigos Recentes
- - A Importância do Termo Circunstanciado Livre e Esclarecido (TCLE) no desempenho de sua atividade na Saúde.
- - As sociedades médicas e da saúde e a LGPD
- - BENEFÍCIO FISCAL DE ICMS PARA INDÚSTRIAS DO RIO DE JANEIRO REDUÇÃO CONSIDERÁVEL DO ICMS
- - Benefícios imediatos de uma revisão contratual médica em saúde suplementar